Apresentação

Sobre Piracicaba e o IPEF

A região de Piracicaba é considerada um importante polo de inovação na área da agricultura. Isso, graças a formação de um ecossistema identificado como Agtech Valley ou Vale do Piracicaba. Segundo o Radar AgTech Brasil 2019: Mapeamento das Startups do Setor Agro Brasileiro, organizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting, foram identificadas 1125 startups situadas no território brasileiro. Destas, 41 estão em Piracicaba, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo no ranking de quantidade de startups por cidade.

Localizado nesta cidade, o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF não poderia ficar ausente desse ecossistema. Com seus mais de 50 anos de existência, é pioneiro no papel de congregar diversas instituições acadêmicas e as empresas florestais, do Brasil e do exterior, com o objetivo principal de promover o desenvolvimento científico e tecnológico, destinado à melhoria da produtividade, qualidade e utilização das florestas plantadas. A inovação, portanto, faz parte dos seus fundamentos. É nessa direção que o instituto lança o Radar IPEF de Inovação Florestal.

 

Sobre o Radar

O Radar IPEF de Inovação classificará startups e pesquisas que possuem potencial para soluções de problemas encontrados por empresas do setor produtivo florestal. Periodicamente, relatórios sobre as soluções classificadas serão oferecidas para as empresas integradas no Radar. Ofereceremos todo o tratamento necessário para que esta solução se torne um produto comercial.

Análise

O primeiro passo é cadastrar a sua solução, independente do nível de maturidade. Aceitamos desde ideias à MVP, de projeto de pesquisa à monografias prontas. As soluções cadastradas serão avaliadas e analisadas por uma equipe formada por especialistas da área técnica e econômica. As soluções serão convidadas para um bate-papo com a equipe do Radar, com o objetivo de familiarizar com a nossa metodologia e forma de trabalho. As empresas participantes do Radar receberão um informe contendo as soluções classificadas de acordo com as suas necessidades e maturidade, para início das parcerias. Após o aceite das empresas participantes, serão feitas parcerias com as empresas e consultorias externas especializadas, visando o seu melhor desenvolvimento.

Você poderá cadastrar a sua proposta de solução à qualquer momento, pois a seleção ocorrerá continuamente!